sexta-feira, 30 de julho de 2010

Feira do Livro anuncia homenageados

RADIO CAXIAS

A Secretaria da Cultura divulgou nesta sexta-feira (30) os nomes dos homenageados da 26ª Feira do Livro de Caxias do Sul. O jornalista Marcos Fernando Kirst foi escolhido como patrono desta edição, e o frei Aldo Colombo como vai ser o homenageado. Os nomes foram eleitos por unanimidade, em votação realizada durante na noite desta quinta (29), na sede da secretaria. Na ocasião também foram discutidas questões relacionadas à organização do evento.

Marcos Fernando Kirst é natural de Ijuí, e tem 44 anos. Ele se formou em Jornalismo pela Universidade de Santa Maria. O jornalista foi repórter, editor e editor-chefe de jornais como A Razão de Santa Maria, Folha de Candelária em Candelária, Pioneiro de Caxias do Sul, Diário de Santa Maria e O Farroupilha. Desde 2008 publicou os livros: O gato que não sabia de nada, Fruki - uma história com sabor, Todeschini, a arte de se reinventar e Dois passos antes da esquina, dentre outros títulos.

O jornalista ressalta que a escolha do nome foi uma surpresa, e afirma que desde já está totalmente à disposição da Feira do Livro. Marcos destaca que desde criança se dedica ao mundo da literatura, já que a mãe lia para ele com freqüência, antes mesmo de ser alfabetizado. Aos dez anos se tornou realmente um leitor, já que guardava dinheiro e ia até a livraria selecionar os títulos que mais lhe agradavam.

Frei Aldo Colombo é natural da localidade de Morro Grande, próxima a Santo Antônio da Patrulha. Ele é graduado em Filosofia pela Unijuí, Teologia pelo Convento São Lourenço e Jornalismo pela PUC. Frei Aldo já atuou como jornalista no Departamento de Notícias da Rádio Difusora de Porto Alegre, redator chefe do Jornal Correio Riograndense, Definidor Provincial dos MCS e Pastoral Especializada, no 12º Capítulo Provincial e Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do RS. Hoje atua como Diretor de Redação do Correio Riograndense, além da Pastoral na Paróquia da Imaculada Conceição.

Autor dos livros “Ele tomou conta de mim”, “Na escola da vida”, “Um olhar diferente”, “Agostinho: pecador, filósofo e santo”, “Avesso da notícia”, “Não há mais aldeia” e “A arte de escolher”, ele também se surpreendeu com a escolha. Frei Aldo ressalta que é um fã incondicional do livro, e por isso, representar a Feira é honra e uma oportunidade de divulgar ideias e conceitos. Ele lembra que ainda pequeno revirava armários em busca de livros, e desde então é um leitor assíduo.

A 26ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul inicia no dia primeiro de outubro e prossegue até o dia 17, na Praça Dante Alighieri.

Depto. de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário