Em dados revelados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a economia de Caxias do Sul aparece em franca recuperação.
O desempenho em maio foi 26% maior em relação ao mesmo período do ano passado, momento em que o país estava mergulhado em uma forte crise. Porém, se comparado com abril, a atividade econômica registrou queda de 2,8% devido à redução sazonal no setor de Serviços.
Crescimento
O setor industrial apresentou um pequeno crescimento de 0,3% em Áreas
De comparação a abril e em relação a maio de 2009 houve uma grande elevação de 43,9% na área. O comércio, estimulado pelo Dia das Mães apontou aumento de 1,5% ante o mês anterior, porém no acumulado do ano mostra queda de 4,5% no setor e em 12 meses baixa de 0,9%. Já os serviços foi a esfera que decaiu fortemente, comprometendo o indicador geral, com queda de 10,9% frente à abril, mas mostrou uma evolução em 2010 de 12,2% e em 12 meses apresentou crescimento de 8,7%. A tendência para os próximos meses é de que o aumento seja ainda maior, chegando a superar a média de crescimento da economia brasileira.
Postos de trabalho
Embalados por essa recuperação emergente na economia, também está ocorrendo uma explosão nas ofertas de emprego. Em maio, foram criados 1.386 novos postos de trabalho e todos os setores apresentaram ampliação em seus quadros funcionais. No total, são 159.089 empregos formais, sendo 86.725 na indústria, 24.472 no comércio e 47.892 nos serviços, o que mostra uma expansão de 9% nos últimos 12 meses.
Mercado externo
Ameaçadas pela instabilidade fiscal na Europa, as exportações caíram 9,5% em relação a abril, com US$ 67 milhões em mercadorias exportadas, mas em comparação com maio de 2009, o aumento foi de 64,4%.
Fonte: Gazeta de Caxias - Por Rodrigo Chernhak
Nenhum comentário:
Postar um comentário