terça-feira, 6 de julho de 2010

Secretário promete um novo parque ambiental com 90 hectares

JORNAL O CAXIENSE

Caxias do Sul pode ganhar um novo parque em breve. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Adelino Teles, dentro de dois meses a prefeitura deve anunciar a construção de uma nova área verde para visitação. O local será destinado à educação ambiental, nos mesmos moldes do Mato Sartori, e terá cerca de 90 hectares.

O secretário diz que uma grande empresa de Caxias construirá o empreendimento, em razão de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado por causa de infrações ambientais. Depois da compra e da construção, a companhia passará a administração do parque ao Município. Adelino não revelou, no entanto, a localização do parque ou o nome da empresa que o construirá. Afirmou apenas que será em uma área diferente da região do Mato Sartori e não contemplada por parques municipais.

“A empresa está adquirindo o terreno. Não queremos alertar o dono para que não eleve o preço”, explicou o secretário, que classificou o novo parque como “um Mato Sartori melhorado”.

A previsão de término das obras é de 180 dias a partir do início da construção. Mas Adelino antecipa que haverá uma “tolerância” de seis meses a um ano para a realização dos trabalhos, contemplando possíveis contratempos.

Mato Sartori
Menos de dois meses após sua inauguração, o Mato Sartori já vem sofrendo alterações na administração. Andréia Borghetti Verza deixou a gerência do parque por motivos pessoais. Professora concursada do Município, ela foi substituída por Clodiveu de Souza, que exercia função de técnico de contabilidade na Secretaria de Meio Ambiente, há cerca de 30 dias.

O parque continua operando com cinco funcionários, dois auxiliares gerais, o gerente e dois vigias, mas os estagiários que guiam as visitas não ficam mais lá. De acordo com Clodiveu, eles participam de outros projetos na secretaria. Em fevereiro deste ano, quando o parque ainda não estava aberto ao público – a inauguração ocorreu no dia 8 de maio –, quatro monitores trabalhavam no Mato Sartori. Elemara Borghetti dos Reis, diretora da divisão de educação ambiental da secretaria, confirma que hoje não existem estagiários trabalhando especificamente no local.

“Todos os 12 monitores estão habilitados a guiar visitas ao Mato e trabalhar em todos os projetos da secretaria. Para cada agendamento, cerca de dois estagiários são deslocados para o parque”, explica Elemara, revelando também que aos domingos, dia em que estagiários não podem trabalhar por determinação legal, um biólogo guia as visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário