segunda-feira, 19 de julho de 2010

ESCOLA RACHEL GRAZZIOTIN RECEBE HOMENAGEM

JORNAL GAZETA DE CAXIAS

Localizada no bairro Fátima, a escola começou suas atividades educacionais em 2000, e atende a crianças e jovens daquele bairro e adjacências, desde o ingresso no ensino fundamental, aos 6 anos, até sua formação no ensino médio, atendendo nos turnos da manhã, tarde e noite, 610 alunos.

Atuação

O nome da escola é em homenagem a Rachel Calliari Grazziotin, professora, advogada e vereadora de Caxias do Sul entre os anos de 1983 e 1988, onde também foi presidente do Legislativo, sendo a primeira e única mulher até hoje a eleger-se para este cargo. Teve destaque na defesa do menor, sendo presidente da Comai, com atuação em programas sociais, voltados sobretudo às meninas-mães solteiras do município.

Ginásio

Na homenagem, Renato Oliveira lembrou a movimentação da comunidade do bairro Fátima, ao longo de anos, para a instalação da escola no bairro, cumprimentando a comunidade escolar e os moradores. O Vereador comentou também a necessidade da construção do ginásio de esportes. Atualmente, a quadra utilizada pelos alunos é alugada, e os custos, arcados pelos pais. Temos que lembrar que é preciso mais lutas, não pode haver acomodação.

Trabalho

A coordenadora da 4ª CRE Marta Fattori reconheceu o trabalho da diretora e vice-diretoras, dos 34 professores e demais funcionários na educação dos mais de 600 alunos, além da participação da própria comunidade. Uma escola existe também com a comunidade, por meio dos pais presentes e responsáveis, que acompanham o desenvolvimento dos jovens.

Sonho

A diretora Jussara Lazzarotto acredita que hoje a escola colhe os frutos da realização de um sonho, possível graças à luta, espera e dedicação. Uma escola que oferecesse o ensino médio era uma necessidade do bairro. A mobilização iniciou ainda em 1983, mas apenas em 1999 teve início à construção do prédio, sendo concluída no mesmo ano.

Projeto pedagógico

Lembrou que “após essa etapa, colocamos em prática o desafio de um audacioso projeto pedagógico, inspirado em respeito, honestidade, solidariedade, e, sobretudo, limites. Além da abordagem de problemáticas atuais, como o meio ambiente, e a prática social, por meio de parcerias com entidades assistenciais”.

Responsabilidade

O secretário municipal de Recursos Humanos Edson Mano representou o Poder Executivo na homenagem. Salientou a importância da instituição para a região que compreende o bairro Fátima. A iniciativa da escola em homenagear Rachel Calliari Grazziotin em seu nome reforça a responsabilidade da escola perante o ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário