O empreendedorismo começa cedo em Caxias do Sul. Desta terça até domingo, 187 alunos de 13 escolas (11 de Caxias, 2 de Farroupilha) de ensino médio vendem os produtos feitos durante o projeto Miniempresa, no Shopping Iguatemi.
Na feira podem ser adquiridos acessórios para animais de estimação, mantas, sacolas ecológicas e até almofadas. A comercialização é uma das etapas mais importantes da Miniempresa e uma chance para estudantes do segundo ano conhecerem a realidade do mercado de trabalho.
Durante o projeto, que ocorre desde 1996 sob coordenação da CIC Jovem, miniempresários escolhem o produto a ser fabricado, o nome da empresa, a diretoria e até levantam fundos para começar a produção. Tudo como se fosse uma empresa de verdade. A ideia é da associação norte-americana sem fins lucrativos, Junior Achievement.
Segundo a CIC Jovem, no período da feira, além de testar as habilidades com vendas e experimentar o contato direto com o público, os estudantes também terão palestras sobre o espírito empreendedor, a escolha da profissão e educação ambiental. Ao todo, serão dez palestras com profissionais da Serra.
Para o coordenador do Projeto Miniempresa, Thiago Dreher Santos, o envolvimento pode estimular o empreendedorismo na região.
“O objetivo é criar novos líderes, desenvolver esses estudantes para que entrem no mercado sabendo um pouco mais sobre como funcionam as empresas”, afirma Thiago.
Confira as palestras que ocorrem durante a feira, abertas ao público:
Terça-feira (6) – 18h30 - Estratégias de vendas – psicóloga Hindiana Busetti;
Quarta-feira (7) – 13h30/15h30 - A escolha da profissão – Sandra Polini, do curso de Psicologia da UCS, e 18h30 -Sucessão em empresas – Vanderlei Novello da Randon;
Quinta-feira (8) – 15h30 - Socialização nos meios digitais - Max Calhao, da Organic Agency, e 17h - Códigos de vestir e de comunicar – professora de moda da UCS Bernadete Venzon;
Sexta-feira (9) – 16h30 - Ecodesign e consumo consciente – Fabiane Mafessoni, da Fras-le;
Sábado (10) – 15:30 – Educação ambiental – o destino do lixo – Tiago Tessari, da Codeca.
Fonte: O Caxiense por Robin Siteneski
Nenhum comentário:
Postar um comentário