segunda-feira, 26 de julho de 2010

Férias de Inverno

JORNAL GAZETA DE CAXIAS

Muitos pais não sabem como agir agora que estamos nas férias de inverno, a Gazeta conversou com a Coordenadora do Curso de Psicologia da UCS, Maria Elisa Fontana, e dá algumas dicas.

Chegou o período de férias de inverno. As crianças ficam em casa na frente do computador, jogando videogame, não pegam mais nos cadernos e esquecem-se das relações com outras pessoas. Por isso, esse é um bom momento para os pais investirem em atividades lúdicas com seus filhos.

Estar junto

A Coordenadora do Curso de Psicologia da UCS, Maria Elisa Fontana, dá algumas dicas de como os pais podem aproveitar melhor o período de férias junto com seus filhos. “Os pais têm que aprender a criar alternativas de poder participar da vida das crianças. Não devem apenas levar os filhos ao cinema, é necessário estar junto, ir com a criança ao cinema e ver o filme com ela”.

Atividades Coletivas

O grande segredo para que as crianças tenham férias interessantes é fazer atividades interativas, junto com outras crianças. “As crianças gostam de atividades coletivas. Elas não devem passar as férias inteiras na frente do computador”. Maria reforça que “o objetivo dos pais em ampliarem as relações com seus filhos é criar atividades diferentes e divertidas, por exemplo, piqueniques, passeios no campo, coisas que normalmente não se faz durante o ano”.

Solidariedade

Os pais podem fazer diversas atividades junto com os filhos, o importante é fazer isso de forma lúdica. “O período de férias pode ser uma boa oportunidade para arrumar o quarto, por exemplo, os pais podem ensinar a maneira correta de separar roupas e despertar a solidariedade das crianças fazendo a doação dessas roupas para quem necessita”. Além de ser uma maneira de cobrar da criança suas obrigações e deveres, é uma forma de ensinar valores e formar crianças engajadas com a sociedade.

Atividades lúdicas

Para melhorar a relação entre pais e filhos durante todo o ano há várias atividades que podem ser feitas no decorrer dos meses, “A família deve criar o costume de ter programas como lavar o carro, arrumar a casa, tudo depende da forma como os pais proporem estas atividades junto com as crianças. É importante lembrar que tudo que for obrigação é considerado chato, cabe aos pais criar momentos de diversão durante o ano que se tornem atraentes e lúdicos para a criança”.

Atividades sob supervisão

Já para os pais que não têm tempo livre para passar com seus filhos, o recomendado é que eles proponham atividades com os amigos da criança na sua casa, sob sua supervisão. “Esse contato entre os pais e os amigos de seus filhos ajuda na construção das relações familiares, além de que, mesmo sem muito tempo livre, os pais passam confiança e presença para a criança”.

Diversas Opções

Outra dica para os pais sem muito tempo para os filhos durante o período de férias são os Centros Educativos e as Colônias de Férias, “Tudo deve ser feito de forma lúdica e atraente para as crianças”, disse Fontana. Em Caxias há diversas atividades para crianças no período de férias, no verão as oportunidades são maiores, mas no inverno também há oportunidades como visitas orientadas ao Jardim Zoológico e ao Museu de Ciências Naturais, na UCS, para escolas e grupos previamente agendados durante as férias de julho. Essa também é uma boa oportunidade para investir em Clubes, atividades físicas, Grupos Escoteiros, ou até mesmo na leitura e no aprendizado contínuo.

Zoológico e Aquário

O Jardim Zoológico funciona de terça a domingo, das 8h às 17h45min, com agendamento pelo fone (54) 3218.2166. O Museu de Ciências Naturais, que abriga as exposições permanentes do acervo e o UCS Aquarium, está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. Aos sábados, das 9h às 11h30min. O agendamento pode ser feito pelo (54) 3218.2142. A entrada é franca.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer está trabalhando normalmente no período de férias escolares. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h e sábado, das 8h às 12h. Além da consulta local e do empréstimo de livros e audiolivros, a Biblioteca Pública, possui vários projetos destinados à promoção da leitura e difusão do conhecimento que integram o programa Literatura sem Fronteiras. Para ser sócio da Biblioteca é necessário fazer a inscrição pagando uma taxa de dez reais ou fazer a doação de um livro em bom estado. Pessoas com mais de cinquenta anos e Funcionários Públicos Municipais são isentos da taxa.

Voltando das Férias

Na volta das férias, em alguns casos, é difícil a criança querer se readaptar à rotina. “Os pais tem que garantir um período de férias diferente para seus filhos, mas lembrá-los de que eles devem voltar à rotina quando as férias acabam. Nas férias se esquece um pouco o senso de organização e responsabilidade, não existe mais hora para dormir, temas para fazer, mas depois tudo isso volta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário