JORNAL O PIONEIRO
A pesquisa que vai mapear o novo perfil do Brasil começará amanhã (2) em Caxias do Sul. Quem receber um dos cerca de 420 recenseadores que trabalharão no Censo 2010 na cidade deve reservar pelo menos dez minutos para responder as perguntas. Este é o tempo estimado para a resposta das 25 questões do questionário básico. Outros caxienses, escolhidos por sorteio eletrônico, precisarão de mais tempo. Cerca de 10% da população deverá responder um questionário de amostragem de aproximadamente 80 questões, o tempo estimado para resposta é de 40 minutos.
O prazo para o final da pesquisa de campo é 31 de outubro. Os recenseadores trabalharão a partir de sete postos de coleta. Dois deles funcionam em espaços próprios, na Avenida Júlio de Castilhos. Os demais ficam em prédios públicos ou de associações (na Secretaria de Meio Ambiente, na Secretaria dos Transportes, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na Justiça Federal).
Para facilitar a identificação, todos os que aplicam os questionários usam coletes azuis com foto. Os identificadores trabalham sozinhos, somente serão acompanhados de um supervisor nas primeiras visitas amanhã. Um acordo com a Viação Santa Terteza (Visate) permitirá que os recenseadores utilizem o transporte público para se deslocar. Esta é a primeira vez que o Censo acontecerá totalmente de forma eletrônica.
“Será totalmente informatizado. Isso torna o processo mais seguro, por causa do backup das informações, e mais rápido”, destaca o chefe da Agência Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Agência Caxias do Sul.
Outra novidade desta edição é que quem não puder receber os recenseadores poderá responder ao questionário online, depois de receber uma senha dos representantes do Censo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário