sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Caxias se assiste

JORNAL O PIONEIRO

Entra em cartaz hoje, no GNC, o aguardado filme sobre a história de Caxias

Um trabalho que começou, efetivamente, no dia 21 de fevereiro deste ano (com as primeiras filmagens) terá o seu grande momento hoje, no Pepsi/GNC 2, no Shopping Iguatemi. O documentário Caxias do Sul Tradição e Inovação de Um Povo entra em cartaz com sessões às 15h, 17h, 19h20min e 21h.

– Foram 25 dias de captação de imagens e mais de 200 horas de finalização. Concluímos a edição de áudio terça-feira – relata o diretor do documentário, Airton Soares.

O filme tem 78 minutos e conta com mais de mil cenas e 42 entrevistas, divididas em 12 grandes assuntos, entre eles culinária, trabalho e religião. Sem locução, o objetivo é contar a história da cidade por meio dos depoimentos. Ao todo, 53 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, incluindo a equipe que realizou a pesquisa histórica.

Na semana passada, a produção foi exibida para as historiadoras Tânia Tonet e Cleodes Piazza Júlio Ribeiro e para o secretário da Cultura, Antonio Feldmann. Na avaliação deles, o filme não apresentou nenhum problema de ordem histórica ou cronológica.

– A recepção foi muito superior ao que imaginávamos, principalmente porque vimos que eles se emocionaram – anima-se o diretor.

A estreia de Caxias do Sul – Tradição e Inovação de Um Povo estava prevista para ocorrer no dia 26 e foi antecipada devido a uma adequação na agenda do GNC Cinema. Conforme Soares, a mudança gerou um ritmo acelerado no trabalho e um mutirão para finalizar tudo a tempo.

– Nos ofereceram esta data ou 30 de setembro. Optamos por antecipar a estreia, até por causa do compromisso que temos com a comunidade – diz Soares.

De acordo com o diretor, o filme deve ficar em cartaz no cinema entre três e quatro semanas. A expectativa por parte da equipe que produziu o documentário é grande:

– Acredito que será um sucesso, que o caxiense se sentirá honrado e prestigiado. É a saga de uma cidade, uma história de luta que tem vencedores. O filme valoriza isso por meio dos depoimentos de pessoas escolhidas a dedo, que contam esta história de acordo com suas verdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário