terça-feira, 24 de agosto de 2010

Patram quer identificar responsáveis

JORNAL O PIONEIRO

A operação da Patrulha Ambiental (Patram) para identificar autores de queimadas nos campos da Serra ocorreria ontem, mas foi adiada. A nova previsão é até o final da semana, conforme o capitão Cesar Augusto Chaves, da 2ª Companhia Ambiental de Caxias do Sul. A justificativa é que o batalhão caxiense reforçou a Operação Centauro Verde, que prendeu 14 pessoas e apreendeu 39 armas e mais de 200 animais, ontem, no Norte do Estado.

A Patram já vem punindo responsáveis por queimadas, principalmente nos Campos de Cima da Serra, em ações de rotina. Nesta região, mais de 30 atuações foram feitas nos últimos 10 dias, conforme o capitão Chaves. Entres as cidades envolvidas estão Bom Jesus, Jaquirana e Vacaria.

– Tem queimadas de até 300 hectares de um mesmo proprietário, como ocorreu em Vacaria – contou o comandante.

Agosto e setembro são os meses com maior concentração de incêndios por causa da renovação da pastagem, segundo o capitão. Por isso, a intenção da Patram em realizar uma grande operação nos próximos dias.

– A gente quer fazer antes da chuva, porque é mais fácil identificar os focos de queimadas, já que a fumaça é vista à distância.

Para o capitão, o nevoeiro que encobre o Estado não é novidade.

– Tenho convicção que a fumaça é causada por queimadas, porque a nuvem fica estacionada, principalmente quando não tem vento – diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário