Obra do futuro shopping estaria descumprindo regras da construção civil
Caxias do Sul – Após permanecerem sete dias embargadas por descumprir regras da construção civil, as obras do San Pelegrino Shopping Mall recebem hoje nova visita dos auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTb). Uma equipe de fiscais do órgão e também de outras instituições públicas e sindicais vai conferir se houve a regularização das condições de segurança no trabalho, principalmente nas áreas de uso comum do shopping.
Durante a fiscalização, na semana passada, auditores depararam com diversas irregularidades nas partes externa e interna do prédio, como a ausência de equipamentos de proteção coletiva necessários à segurança dos funcionários. O gerente da unidade do Ministério do Trabalho em Caxias do Sul, Vanius Corte, explica que foi constatada a falta de barreiras contra quedas nas beiradas de lajes e no poço por onde funcionará o elevador. Os auditores também verificaram condições inadequadas em relação a banheiro, vestiário, refeitório e andaimes.
– O shopping está todo embargado. O problema se concentra na área comum, por onde as pessoas passam para ter acesso à área das lojas. Além dos equipamentos de proteção individual dos trabalhadores, os construtores devem se preocupar com os equipamentos de proteção coletiva e, nesse ponto, o shopping não estava cumprindo a NR (Norma Regulamentadora) 18 – informa Corte.
A Norma 18 estabelece diretrizes para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Segundo o gerente, a administração do shopping foi notificada sobre o embargo no dia 5 de agosto. Um documento de 26 páginas foi entregue aos administradores, contendo a relação de irregularidades e o que é preciso fazer para corrigi-las. Corte ressalta que cerca de 40 empresas terceirizadas estão envolvidas na construção e, desde o embargo, elas estão impedidas de atuar no prédio.
O gerente informa que a administração do San Pelegrino comunicou, na última terça-feira, que já estaria tudo em ordem e regularizado conforme pede a lei. Por isso, o Ministério decidiu marcar para hoje uma nova inspeção.
– Vamos verificar se todas as orientações foram cumpridas. Se sim, as obras serão liberadas. Caso contrário, o embargo vai prosseguir. No caso de cumprimento parcial, algumas áreas poderão ficar ainda embargadas. Nosso objetivo com essa ação é evitar que ocorram acidentes – justifica Corte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário