O diretor do documentário Caxias do Sul - Tradição e Inovação de um Povo, Airton Soares comenta os aspectos históricos da produção, que tem estreia prevista para o dia 26 de agosto, no Shopping Iguatemi.
— Este é um documentário histórico, retrata como se construiu a Caxias do Sul que, hoje, faz a diferença em tantos cenários. Enquanto filmávamos, tivemos a confirmação da suspeita de que esta cidade possui uma história diferenciada, construída no trabalho e na superação de um povo — comenta o diretor e também idealizador do projeto.
A primeira exibição pública do preview do documentário ocorreu sexta-feira, para cerca de 60 pessoas. Um making of da produção, com relatos de alguns dos 54 profissionais envolvidos no projeto, também foi para a tela.
— O caxiense convive com a tradição e a inovação o tempo todo, vai trabalhar e encontra o maquinário mais moderno em sua empresa, ao mesmo tempo que mantém o costume de comer galeto e polenta na casa da nona — exemplifica Soares.
O preview tem belas imagens que procuram não deixar de fora nenhum cenário caxiense: a movimentação do Centro, o trabalho nas indústrias, a beleza do interior, o crescimento nos bairros, os parques, o sol, a chuva, a neblina. Uma linha que tenta desvendar as particularidades deste povo ao longo de sua trajetória vai sendo construída por meio de depoimentos de personalidades como Carlos Henrique Iotti, José Clemente Pozenato, Cleodes Piazza Júlio Ribeiro, Nivaldo Pereira, Loraine Slomp Giron, Guto Basso, Juventino Dal Bó, Gilmar Marcílio, Raul Randon, Kenia Pozenato, entre outros.
— É a história contada por meio de pessoas que complementam pontos de vista, visões particulares. Também há depoimentos polêmicos, mas sempre com uma contra-visão, não tomamos partido — adianta o diretor.
O Grupo RBS é apoiador da produção que pretende ser um importante meio de divulgação da cidade.
Siliane Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário