terça-feira, 27 de abril de 2010

Programa estimula reciclagem de lâmpadas

JORNAL O CAXIENSE

O descarte inadequado de lâmpadas fluorescentes terá uma solução em Caxias do Sul. As lâmpadas, que contêm mercúrio, um metal altamente tóxico e volátil, prejudicial à saúde da população e ao meio ambiente, serão recicladas.

A iniciativa é da Associação dos Comerciantes de Material para Construção de Caxias do Sul (ACOMAC) com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), e com o patrocínio da empresa Apliquim-Brasil Recicle.

O programa “Recicla Lâmpada – Lâmpada no lixo nunca mais” visa estimular empresas e consumidores a devolverem suas lâmpadas, após o uso, para as lojas associadas à ACOMAC, evitando que seu descarte seja realizado no lixo comum. Os estabelecimentos irão funcionar como postos de coleta que destinarão as lâmpadas à Apliquim-Brasil Recicle, encarregada pela descontaminação e reciclagem dos componentes do produto. Os locais serão licenciados pela SEMMA para então iniciarem o recebimento das lâmpadas.

As lâmpadas fluorescentes são uma alternativa eficaz em relação às incandescentes, pois consomem menos energia e apresentam melhor rendimento. Entretanto, essa solução econômica tornou-se um grave problema ambiental, pois atualmente são descartadas indevidamente mais de 150 milhões de lâmpadas no Brasil, contaminando a natureza com mercúrio, cujos efeitos tóxico e biocumulativo oferecem riscos à saúde pública e aos seres vivos..

Uma única lâmpada pode contaminar até 15 mil litros de água, o equivalente a uma piscina. A solução é conscientizar a população de que não se pode jogar as lâmpadas no lixo nem em terrenos baldios, mas que se deve devolvê-las às lojas conveniadas, para que ocorra sua descontaminação e reciclagem, garantindo a sustentabilidade do processo.

Os processos de reciclagem das lâmpadas variam de acordo com o modelo do produto. Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes, e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar. Todos os processos ocorrem através de tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

O Secretário do Meio Ambiente Adelino Teles explica que o projeto é pioneiro no Brasil e tem como objetivo a preservação do meio ambiente.

“É mais um passo em busca do equilíbrio em nosso planeta”, ressalta.

Ele reitera que a Secretaria está aberta a parcerias que tenham como iniciativa a proteção aos meios naturais.

As empresas de Caxias do Sul que tiverem interesse em se tornar um ponto de coleta devem entrar em contato com a Apliquim-Brasil Recicle pelo fone (54) 2992.2254. Quando do lançamento do Programa Recicla Lâmpada – Lâmpada no lixo nunca mais, os consumidores poderão identificar as lojas que participam do programa através de cartazes e outras peças de identificação e, também, no site da Prefeitura de Caxias do Sul (www.caxias.rs.gov.br) e da ACOMAC (www.acomaccaxias.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário