sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Aeroportos

No período entre 1999 e março de 2002, foram aplicados R$ 16,5 milhões na modernização e recuperação dos aeroportos regionais do Estado. Esses investimentos proporcionaram um incremento de 26,5% no movimento de aeronaves em Passo Fundo, Santo Ângelo, Rio Grande e Caxias do Sul (somente neste aeroporto o acréscimo foi ainda maior: 102,64%). O trabalho do diretor do Departamento Aeroportuário, Marco Aurélio Franceschi e de toda sua equipe foi fundamental para a concretização das obras.

Aeroporto de Caxias do Sul: alargamento e iluminação do pátio de aeronaves para o estacionamento de até três Boeings 737-500; construção da Seção de Combate a Incêndio, que conta com bombeiros especializados e dois carros de bombeiros adaptados para este fim. Melhorias no terminal de passageiros (ampliação das salas de embarque e desembarque e esteira de bagagem). Instalação de equipamento de aproximação por instrumento VOR-DOPPLER. Em execução, a construção do muro de proteção do aeroporto e a instalação de equipamentos para vôos noturnos.

Aeroporto de Passo Fundo: concluídas as obras de alargamento (de 23 para 30 metros) e reforço da pista de pouso e decolagem, possibilitando operações com Boeing 737-500. Reforma do terminal de passageiros. Implantação do VOR-DME para segurança dos vôos. Disponibilização de carro de combate a incêndio.

Aeroporto de Santo Ângelo: foi equipado com um carro de combate a incêndio. Concluído projeto para ampliação da pista de pouso e decolagem, remodelação da infra-estrutura, novo terminal de passageiros e do reforço do pavimento para operações de Boeing 737-500, bem como vôos internacionais. Inclusão no Programa de Desenvolvimento do Turismo – PRODETUR-SUL.

Aeroporto de Rio Grande: implantada iluminação do pátio de aeronaves e instalação de equipamentos para vôos noturnos. Em obras a ampliação da pista de pouso e decolagem em mais 610 metros, com reforço do pavimento, para operações de aeronaves ERJ145.

Aeroporto de Erechim: concluídas as obras de alargamento da pista de pouso e decolagem, balizamento noturno e instalação de equipamentos para vôos por instrumento.

Aeroporto de Torres: conclusão da ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, sinalização noturna e implantação de equipamentos de proteção aos vôos. Foram executadas melhorias no terminal de passageiros. O aeroporto está apto para o recebimento de vôos internacionais.

Aeroporto de Santa Rosa: concluídas as obras de restauração e alargamento da pista, de 18 para 30 metros. Em andamento a instalação do sistema de sinalização noturna e implantação da Casa de Força. Foi executado, também, projeto para implantação de NDB, equipamento para operações de vôos por instrumento.

Aeroporto de Palmeira das Missões: em andamento as obras de ampliação e recuperação da pista de pouso e decolagem. Também está sendo executada a sinalização diurna da pista, taxi-way e pátio de aeronaves.

Aeroporto de São Borja: em execução as obras de restauração e recuperação do sistema de drenagem da pista de pouso e decolagem.

Novas obras e novos aeroportos

Aeroporto de cargas em Vacaria: em fase de contratação da empresa que executará terraplenagem da área. Aguardando licença ambiental da FEPAM.

Aeroporto da Região das Hortênsias: previsão para o início das obras de terraplenagem na Fazenda do Ipê, em Canela, ainda em 2002.

Um comentário:

  1. meu nome é roberto e adquiri recentemente em leilão público, mais de 6 toneladas de equipamentos para iluminação de pistas de aeroportos. vendo tudo pela melhor oferta

    ex. transformadores encapsulados para 5000 volts, lâmpadas, protetores, componentes eletrônicos, suportes, etc.

    meu tel é 78667935. obrigado.

    ResponderExcluir